O Congresso Florestal Brasileiro é um evento de cunho técnico e científico, que se propõe a fomentar o debate sobre o uso sustentável e gestão de florestas nativas e plantadas no país, incluindo os seus desdobramentos na indústria, serviços, comércio, economia, ciência, política, manejo, ordenamento e atuação profissional.
A 9ª edição do CFB irá resgatar a história desses eventos magnos e trazer à sociedade e aos profissionais, instituições e empresas que atuam no setor florestal, as inovações e atualizações científicas e tecnológicas, focadas nos desafios e nas oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social.
Formato: O 9º Congresso Florestal Brasileiro – CFB ocorrerá em formato híbrido (ambiente digital e físico).
As apresentações, debates, estudos e interações acontecerão em plenárias, palestras, painéis, sessões técnicas, exposição e apresentações de trabalhos técnico-científicos, e exposição de produtos e serviços das instituições e empresas patrocinadoras e apoiadoras do 9º CFB. Congressistas, palestrantes, autores(as) de trabalhos, patrocinadores e apoiadores participarão do 9º CFB, por meio de plataforma eletrônica especializada que permitirá experiência virtualizada, a ser disponibilizada neste site, previamente ao início do evento. Em Brasília-DF, será instalado um estúdio, em que serão recebidos especialistas, autoridades e convidados, que participarão dos debates em painéis e das cerimônias de abertura e encerramento, a serem transmitidos aos participantes em todo país, durante a programação do evento.
Data: 12 a 15 de julho de 2022.
Ambiente digital: Transmissão via plataforma virtual especializada do 9º CFB
Estúdio de transmissão (presencial): Brasília-DF: Auditórios do CREA-DF e do CDT/UnB (a confirmar)
O 9º CFB está organizado em plenárias, palestra magna, painéis, sessões técnicas, exposição de pôsteres e apresentação de trabalhos científicos, publicação de resumo e trabalhos científicos, além da apresentação e exposição de instituições, empresas, produtos e serviços da área. O detalhamento sobre o funcionamento dessas sessões é apresentado a seguir.
Plenárias: solenidades de abertura e encerramento do 9º CFB, que contarão com representantes das instituições realizadoras, patrocinadoras e parceiras, das comissões e comitês organizadores, e do conselho deliberativo da SBEF. Serão realizadas de forma presencial, gravadas e transmitidas on-line em tempo real na plataforma especializada do CFB.
Palestra Magna: realizada após a solenidade de abertura, envolverá a explanação de palestrantes convidados(as), de forma presencial. Será gravada e transmitida on-line em tempo real na plataforma especializada do CFB.
Painéis: Envolverão debates entre especialistas, com a presença de um(a) moderador(a), nos quais os(as) palestrantes apresentarão suas contribuições ao debate e poderão comentar e dialogar sobre as contribuições de seus pares. Serão 5 painéis, sobre os eixos temáticos do CFB, possibilitando o debate sobre instrumentos, projetos, programas e políticas afetos às florestas, contemplando inovações, desafios e oportunidades para plena implementação. Serão realizados de forma presencial, gravados e transmitidos on-line em tempo real na plataforma especializada do CFB. A interação com o público do congresso se dará por meio de perguntas enviadas aos moderadores, que poderão ser incluídas entre as questões que fomentarão o debate entre os painelistas.
Sessões técnicas: Envolverão exposições técnicas e/ ou científicas de especialistas, com a presença de um(a) moderador(a), nos quais os(as) expositores(as) apresentarão seus trabalhos, pesquisas, e poderão comentar e dialogar sobre as contribuições de seus pares. Serão cerca de 15 sessões técnicas no total, 5 simultâneas por dia, organizadas conforme os eixos temáticos do CFB. Possibilitarão o debate detalhado sobre a atuação profissional e empresarial no dia a dia, no planejamento e execução dos instrumentos, projetos, programas e políticas afetos às florestas, contemplando inovações, soluções descobertas, desafios e oportunidades para atuação no setor florestal e ambiental. Serão realizadas de forma digital e virtual, transmitidas on-line em tempo real na plataforma especializada do CFB. A interação com o público do congresso se dará por meio de perguntas enviadas aos moderadores, incluídas entre as questões que fomentarão o debate entre os(as) expositores(as), e por meio de contribuições e perguntas apresentadas diretamente durante as sessões.
Exposição de pôsteres e apresentação de trabalhos técnico-científicos: Envolverão a submissão de trabalhos, sua avaliação, e seleção conforme critérios estabelecidos pelo Comitê Técnico e Científico do CFB. As apresentações durante o congresso serão feitas por posters virtuais, que poderão ser acessados durante o CFB, na plataforma especializada, e por meio de exposições transmitidas ao público dentro da programação do CFB, com a presença de um(a) moderador(a). Serão cerca de 15 apresentações de trabalhos no total, 5 por dia (simultâneas), organizadas conforme os eixos temáticos do CFB. Possibilitarão a apresentarão dos resultados de trabalhos técnicos sobre a atuação profissional e empresarial no dia a dia, no planejamento e execução dos instrumentos, projetos, programas e políticas afetos às florestas, e pesquisas científicas, contemplando inovações, soluções descobertas, desafios e oportunidades para atuação no setor florestal e ambiental. Serão realizadas de forma digital e virtual, gravadas previamente, e transmitidas on-line na plataforma especializada do CFB, conforme a programação do evento. A interação com o público do congresso se dará após a transmissão dos vídeos das apresentações, por meio de perguntas enviadas aos moderadores, incluídas entre as questões que fomentarão o diálogo com os(as) expositores(as), que serão reunidos em sala virtual de debates para prestar esclarecimentos sobre seus respectivos trabalhos.
Publicação de resumo de trabalhos técnico-científicos: Os trabalhos selecionados conforme critérios estabelecidos pelo Comitê Técnico e Científico do CFB serão publicados nos anais do CFB, com emissão do D.O.I..
Apresentação/exposição de instituições, empresas, produtos e serviços: Será disponibilizado ambiente de apresentação/ exposição (virtual), por meio da plataforma especializada do CFB, que poderá ser acessado pelos participantes do congresso 24h por dia, durante o evento.
Os Congressos Florestais Brasileiros foram realizados em 8 edições, com o último evento acontecendo em 2003, há exatos 50 anos após a primeira edição de 1953. Confira abaixo a relação dos anos e locais de realização das edições anteriores:
A 9ª edição do Congresso Florestal Brasileiro se propõe a resgatar a história das edições anteriores e trazer à sociedade e aos profissionais, instituições e empresas que atuam no setor florestal, as inovações e atualizações científicas e tecnológicas, focadas nos desafios e nas oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social.
O programa está organizado em painéis, sessões técnicas e exposição e apresentações de trabalhos técnicos e científicos, baseados nas políticas, planos e instrumentos estabelecidos, em especial, pelo Código Florestal, Lei de Gestão de Florestas Públicas, Política Agrícola para Florestas Plantadas, Política Nacional do Meio Ambiente, abordando soluções dos problemas atuais, como o uso sustentável dos recursos florestais por meio do manejo florestal e silvicultura, visando à sustentabilidade dos produtos e serviços a serem oferecidos à sociedade.
Link: Download dos resultados do 8º CFB – São Paulo/SP, 2003.
9º Congresso Florestal Brasileiro: Inovações, desafios e oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social.
Copyright © 2022 Congresso Florestal Brasileiro - Todos os direitos reservados. by Media Virtual