15/3/22 – 8/5/22 – Recepção dos trabalhos na plataforma do 9º CFB
9/5/22 – 5/6/22 – Avaliação dos trabalhos pelo Comitê Técnico e Científico
5/6/22 – Divulgação dos trabalhos aprovados e tipos de apresentação
5/6/22 – 12/6/22 – Comunicação com autores de trabalhos com necessidade de pequenos ajustes e avaliação da realização dos mesmos
12/6/22 – 5/7/22 – Recepção dos vídeos e e-posters dos trabalhos selecionados
13/7/22 – 15/7/22 – Exposição dos trabalhos na sala de pôsteres e apresentações orais na programação do 9º CFB
Exposição de e-posters e vídeos de trabalhos aprovados pelo Comitê Técnico e Científico do 9º CFB, em sala específica e personalizada de pôsteres, disponibilizada na plataforma de experiência virtual do congresso, com todos os trabalhos selecionados (vídeo e PDF) e espaço para comentários e discussões sobre os trabalhos.
Apresentações orais dos trabalhos de destaque selecionados pelo Comitê Técnico e Científico durante a programação do 9º CFB, em salas simultâneas de discussão, com interação, perguntas e comentários aos(as) autores(as) em tempo real.
Os resumos dos trabalhos selecionados serão publicados nos anais do 9º CFB com emissão de DOI eletrônico.
Para que o trabalho possa ser submetido, é imprescindível que ao menos um dos autores do trabalho esteja efetivamente inscrito no evento.
Cada inscrição dá direito ao envio de até 2 (dois) trabalhos.
O 9º Congresso Florestal Brasileiro aceitará trabalhos técnico-científicos em dois formatos, sendo eles resumo simples e resumo expandido. Cabe aos autores decidir a melhor forma de envio de sua contribuição voluntária, e adotar os respectivos modelos de resumo definidos pelo Comitê Técnico e Científico do 9º CFB, publicados na plataforma de submissões do evento.
A comprovação do pagamento da inscrição, e a confirmação da situação de inscrição adimplente, são exigências para que os trabalhos aprovados sejam expostos e apresentados na programação do congresso, e para que os respectivos resumos sejam publicados nos anais do congresso.
Inscrições inadimplentes, sem provação de pagamento, resultarão na exclusão dos trabalhos vinculados ao respectivo autor inscrito, mesmo nos casos em que os resumos tenham sido aprovados pelo Comitê Técnico e Científico.
Os trabalhos devem versar sobre os eixos temáticos do evento, e assuntos de interesse, que são: 1) Manejo, uso e gestão de florestas; 2) Silvicultura e florestas plantadas; 3) Ordenamento territorial florestal, suprimento de matéria-prima florestal, e regularização ambiental; 4) Economia, política e administração no setor florestal; 5) Desenvolvimento sustentável, mudança do clima, gestão e instituições florestais; e 6) Atuação profissional no setor florestal.
Entre os critérios de aprovação dos trabalhos estão: seguimento da norma culta da língua do trabalho, seguimento rígido às normas do evento e qualidade técnico-científica do trabalho. Serão levados em consideração a relevância, a atualidade dos trabalhos e a existência de resultados concretos. Não serão aceitos trabalhos que não apresentem resultados.
O idioma oficial do evento é o português, porém os trabalhos serão aceitos também em inglês ou espanhol.
A avaliação e a seleção de trabalhos serão realizadas pelo Comitê Técnico e Científico e por revisores especializados no tema.
Os trabalhos selecionados comporão os Anais do 9º Congresso Florestal Brasileiro e serão publicados em meio eletrônico. Os Anais serão registrados em DOI eletrônico.
De acordo com a avaliação do Comitê Técnico e Científico, os trabalhos serão apresentados na forma oral (vídeo gravado) ou na forma de e-pôster. Por ocasião da divulgação dos trabalhos aprovados, o Comitê Técnico e Científico fará a indicação do formato de apresentação de cada trabalho.
Deve ser utilizado o Sistema Internacional de Unidades (SI) para símbolos e medidas.
As abreviaturas e siglas, na primeira citação no texto, devem ser apresentadas por extenso, seguidas da abreviatura ou sigla entre parênteses.
As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a qualidade do texto, são de responsabilidade de seu(s) autor(es).
Após a divulgação dos trabalhos aprovados, os autores que necessitarem de cartas de aprovação para busca de recursos para participação no evento, poderão solicitar a mesma por meio do e-mail: [email protected].
Eventuais dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail: [email protected].
Resumo Simples
O texto do resumo simples deverá ser redigido com, no máximo, 2800 caracteres (com espaços) nos idiomas português, espanhol ou inglês.
Para atingir esse limite de caracteres não são contados título, autores, afiliações, palavras-chave, agradecimento e apoio.
O texto deverá ser formatado em parágrafo único, em letra Arial tamanho 10, espaçamento simples entre linhas, alinhamento justificado.
Não devem ser realizadas citações bibliográficas no texto.
O resumo deve conter todas as partes, mesmo que breves, da estrutura de um trabalho técnico/científico: título, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
As margens do documento devem conter 2,5 cm em todos os lados (superior, direita, inferior, esquerda).
A redação de nomes científicos deve seguir as normas internacionais inerentes, inclusive no uso de abreviaturas.
Ao final do resumo simples, deve ser acrescentado o item Palavras-chave (ou “Key-words”; ou “Palabras-clave”, conforme o idioma escolhido para o trabalho), com no máximo 3 palavras-chave.
Podem ser inseridos agradecimentos a pessoas ou entidades que foram importantes para a realização do trabalho e também aos eventuais apoios de órgãos de fomento e/ou empresas que possam ter dado suporte ao estudo.
Eventuais dúvidas poderão ser sanadas com o Comitê Técnico e Científico do evento através do e-mail [email protected].
Resumo Expandido
O trabalho deve conter no mínimo duas e no máximo quatro páginas, digitadas em espaçamento simples, em coluna única (seguir modelo).
O texto do trabalho deve ser digitado em programa editor de texto (Preferencialmente Microsoft Word) e enviado em mesmo formato. Não converter para imagem, pdf ou qualquer outro modelo não editável.
A formatação deve ocorrer em papel A4 (210 x 297mm), todas as margens de 2,5 cm, fonte Arial tamanho 10, normal, alinhamento justificado, espaçamento simples, parágrafo com recuo de 1,25 cm, sem hifenização.
Os nomes científicos deverão ser escritos em itálico, seguindo as normas internacionais.
O trabalho deve conter: Título, Autoria, Filiação institucional, Endereço eletrônico do autor correspondente, Resumo, Palavras-chaves, Introdução/Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
Em relação aos títulos internos dos trabalhos, sugere-se o uso de, no máximo, nível secundário, conforme exemplificado no modelo.
Título: O Título do trabalho deve ser conciso e indicar o conteúdo do texto. Deve ser em letras maiúsculas (exceto nomes científicos no título, que segue normas internacionais próprias) e centralizado na página, com fonte tamanho 12 em negrito, com no máximo duas linhas de extensão.
Autoria: Serão permitidos, no máximo, oito (08) autores por trabalho. Os nomes dos Autores deverão vir uma linha abaixo do título, em espaço simples, centralizados, escritos por extenso (nome e sobrenome), separados por ponto e vírgula, em fonte tamanho 08. Após o nome de cada autor deverá vir um número sobrescrito, sem parênteses.
Filiação Institucional e Endereço Eletrônico: A filiação institucional deverá vir uma linha abaixo dos nomes, após a indicação de cada número sobrescrito. Deverá ser escrita em fonte tamanho 08 indicando formação acadêmica, formação do mais alto grau, a função na empresa/instituição, nome da empresa/instituição e localidade. Deverá constar também o endereço eletrônico do autor correspondente. Fora o autor correspondente, para os demais autores, a filiação institucional poderá ser simplificada (Formação; Atuação; Instituição/empresa; cidade/estado).
Resumo / Palavras-chave: Deverá conter no máximo 750 caracteres (com espaços), de forma a dar uma ideia geral do trabalho. Após o resumo, em nova linha, seguida da expressão “Palavras-chave:” deverão ser colocadas até três palavras-chave, não repetindo palavras do título.
Introdução e Objetivos: A introdução deve ser breve, objetiva, clara e direcionada à temática do trabalho e o problema de pesquisa enfrentado, sem aprofundamento demasiado, e nem distanciamento da mesma. Ao final da introdução devem ser explicitados os objetivos do trabalho, sem hifenização ou qualquer numeração.
Material e Métodos: Descrever o material e os métodos utilizados de forma sucinta, porém, capaz de proporcionar a outros pesquisadores o entendimento suficiente para uma potencial replicação do estudo. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
Equações: Caso seja necessário indicar o uso de equações, utilizar o módulo Editor de Fórmulas (equações) usando a fonte do texto, com símbolos, subscrito, sobrescrito ou outras inserções, nas proporções adequadas.
Resultados e Discussão: Descrever os resultados encontrados, evitando repetir o que consta em tabelas e figuras. Concomitantemente, discutir os resultados com uma argumentação lógica, podendo ser amparada, brevemente, em literatura científica.
Tabelas e Figuras: Tabelas e figuras devem ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos e inseridas no corpo do texto, seguido do seu título e notas.
O título deve ser claro, conciso e informativo, em letras minúsculas.
As notas de fonte dos dados devem ser informadas e devem constar nas referências (quando os dados não forem do próprio trabalho).
Figuras (fotografias) só devem ser usadas quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos. Fotografias devem ser acompanhadas de créditos de autoria. Figuras não originais (de terceiros) devem ser evitadas. Se essencial, deverão conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas. As fontes devem ser referenciadas. Nestes casos, deverá ser encaminhada ao Editor a autorização de uso das imagens obtida junto ao detentor do direito patrimonial.
As tabelas devem ser editadas no próprio arquivo, usando os recursos do menu Tabela. Não utilizar formato figura para tabelas. Devem ser usadas linhas horizontais para separar o cabeçalho do corpo da tabela; usá-las ainda na base da tabela e separando os elementos complementares. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas quando necessário. Não usar linhas verticais.
Nas figuras, por ocasião da edição final, devem ter qualidade para boa reprodução gráfica com, no mínimo, 300 dpi de resolução e apresentadas em arquivos TIF ou JPEG. Não usar negrito no corpo das figuras. Em figuras gráficas, usar preferencialmente gradação da escala de cinza. As designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter apenas iniciais maiúsculas. Indicar as unidades entre parênteses.
Conclusão: Apresentar as conclusões como resposta aos objetivos do trabalho, de forma clara, evidenciando o diferencial obtido, usando verbos no presente do indicativo.
Agradecimentos/Apoio (opcional): De forma suscinta, poderão ser realizados agradecimentos a agências de fomento e/ou empresas e instituições apoiadoras do trabalho, assim como, pessoas físicas que foram fundamentais à realização do mesmo.
Citações e Referências: As referências devem ser baseadas na norma da ABNT NBR 6023:2000, com algumas adaptações que são colocadas como exemplos no modelo de resumo expandido. As citações no texto devem ser realizadas segundo o sistema autor-data.
Citações de trabalhos extraídos de Resumos simples e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas.
Casos não citados como exemplo no modelo de trabalho devem ser baseados na norma ABNT NBR 6023:2000.
Acesse o site do 9º Congresso Florestal Brasileiro (www.congressoflorestal-cfb.com.br) e faça sua inscrição. Após isso, no mesmo sistema, selecione o botão “Enviar Trabalho”, complete os campos obrigatórios e realize a submissão. Nesta mesma página também é possível acessar as normas e acompanhar o andamento e a situação de avaliação do trabalho até a fase final.
Cada trabalho, após a avaliação da comissão científica e revisores, será designado apenas como “Selecionado” ou “Não selecionado”. Não haverá fase de correções. Os trabalhos que necessitarem apenas de pequenos ajustes, o Comitê Técnico e Científico fará os mesmos (Ex.: questões de formatação, nome científico, sigla, etc.) e enviará aos autores para conferência e devolução imediata (3 dias de prazo). Caso os autores não respondam no prazo determinado, o Comitê Técnico e Científico se dará o direito de manter os ajustes realizados.
Aos trabalhos aprovados, os mesmos serão designados, conforme a avaliação do Comitê Técnico e Científico, para apresentação oral ou como e-poster. Tais informações serão publicadas quando da finalização da revisão dos mesmos.
Os trabalhos que forem selecionados para apresentação na forma oral, serão apresentados através de vídeo, com duração máxima de 10 minutos, gravado previamente por um dos autores e enviado à organização do evento através do site do Congresso (www.congressoflorestal-cfb.com.br – detalhes serão publicados posteriormente). Para a gravação, sugere-se que o autor use a estrutura de slides, em software de sua preferência, expondo as principais partes de seu trabalho, de forma clara e objetiva.
As apresentações orais ocorrerão, durante o congresso, em salas virtuais previamente designadas, em função do eixo temático, com a exibição do vídeo pelo moderador da sala. O apresentador deverá estar presente (presencial ou online), no momento da exibição de seu vídeo, visando responder eventuais perguntas sobre o trabalho ao moderador e/ou ouvintes. Caso necessário, o apresentador poderá ser substituído por outro coautor do trabalho.
Para os trabalhos que forem selecionados para apresentação no formato de e-pôster, o mesmo deverá ser enviado em arquivo PDF, também com no máximo 4 páginas tamanho A4, em formato de apresentação em tela, na plataforma virtual do evento, em sala específica a ser posteriormente designada.
No pôster devem constar as seguintes informações em destaque: Título, Nomes dos autores, Instituição, Cidade/Estado/País e contato. Os textos devem ser curtos e objetivos, destacando os aspectos principais do trabalho. É conveniente apresentar os métodos e os resultados da pesquisa com ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas ou tabelas).
9º Congresso Florestal Brasileiro: Inovações, desafios e oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social.
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